“Os canais de TV indianos estão cheios de relatos sobre os esforços do governo Modi para ajudar o Nepal. Mas os nossos ‘ideais’ – a BBC e a CNN — ignoram esses fatos. Eles enfatizam a dimensão da ajuda dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Cruz Vermelha, China, Sri Lanka e Paquistão. Mas não querem admitir o nosso papel. Isso se parece com a atitude do Ocidente para com a Rússia”, escreve Shukla.
Entretanto, eles foram os primeiros a conseguir mostrar ao mundo a dimensão da tragédia do Nepal, e, segundo Shukla, não entendem por que razão as mídias ocidentais tendem a discutir a busca de sensacionalismo, mas se calam sobre o papel da Índia, que foi a primeira a ajudar os vizinhos.
Segundo o relatório da ONU, o terremoto no Nepal afetou um total de 8,1 milhões de pessoas em 39 regiões das 75 do país. No local da tragédia trabalham socorristas de vários países, mas, segundo os relatos, o processo é demorado por causa da incapacidade das autoridades do Nepal de organizar e coordenar sem atrasos burocráticos os esforços conjuntos. Além disso, o governo nepalês e representantes de organizações internacionais se acusam mutuamente de confusão e atrasos na entrega da assistência necessária para as vítimas do terremoto.