A mostra, que ficará aberta para o público até 6 de junho, está sendo organizada pela Fundação Memorial da América Latina juntamente com a representação do Rossotrudnichestvo, a Agência Federal da Rússia para a Comunidade de Estados Independentes, Compatriotas no Exterior e Cooperação Internacional Humanitária.
A cerimônia inaugural, marcada para às 18h, contará com a apresentação do quarteto "Romanov", formado por solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Os músicos irão executar o Quarteto de Cordas Nº 8, do compositor russo Dmitry Shostakovich, e o Notturno do Quarteto de cordas Nº 2, do também compositor russo Aleksander Borodin.
Durante o evento serão distribuídas fitinhas de São Jorge, que na Rússia são associadas a uma campanha de celebração da grande vitória soviética sobre a Alemanha nazista, há 70 anos.
Ao longo de todo o período da mostra, o local também irá promover uma série de outros eventos, igualmente dedicados à temática dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.