"Na atual situação de conflito, que existe de fato, não há dúvida de que um contato deste tipo é necessário porque algumas medidas ou ações são interpretadas de forma incorreta", disse Steinmeier em uma entrevista coletiva conjunta.
O alemão afirmou que os dois lados — Rússia e OTAN — aumentaram os números de exercícios militares desde o início da crise no leste da Ucrânia. "Logo, uma 'hotline' deve existir para a troca de informações sobre atividades militares."
Steinmeier visitou a cidade russa para honrar a memória daqueles que morreram na luta contra o fascismo na Segunda Guerra Mundial. Ambos depositaram coroas de flores no complexo memorial militar dos soldados soviéticos que morreram em Stalingrado, na aldeia de Rossoshka, assim como no Salão do complexo histórico-memorial "Glória Militar aos Heróis da Batalha de Stalingrado".
Após as homenagens voltadas para as comemorações dos 70 anos do Dia da Vitória sobre as forças nazistas da Segunda Guerra Mundial, Lavrov e Steinmeier discutiram as atuais questões que envolvem as relações bilaterais entre Rússia e Alemanha.
A OTAN aumentou sua presença e intensificou seu treinamento militar no leste europeu e no Mar Negro desde que as relações entre o bloco e a Rússia atingiram seu pior nível, em 2014. A aliança acusa Moscou de participar do conflito ucraniano, mas Moscou nega as alegações.
Steinmeier: OTAN e Rússia precisam de mais comunicação
18:10 07.05.2015 (atualizado: 12:36 12.11.2021)
© Sputnik / Maxim Blinov / Acessar o banco de imagensSergei Lavrov se encontra com Frank-Walter Steinmeier
© Sputnik / Maxim Blinov
/ Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o seu homólogo da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, se reuniram nesta quinta-feira, em Volgogrado. Após o encontro, o alemão afirmou que Rússia e OTAN precisam de uma "hotline" para a melhorarem a comunicação e trocarem informações militares.