Força Aérea israelense se une aos gregos para treinar contra sistemas S-300

© Sputnik / Aleksei Danichev / Acessar o banco de imagensUm destacamento de S-300 em São Petersburgo
Um destacamento de S-300 em São Petersburgo - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Força Aérea israelense realizou um exercício de treinamento conjunto no qual executou missões contra a os sistemas de mísseis terra-ar S-300 que serão enviados da Rússia para o Irã.

O treinamento bilateral foi conduzido contra duas baterias gregas do S-300 estacionadas na ilha de Creta, e aconteceu entre os dias 20 e 30 de abril, quando os israelenses se uniram às manobras INIOHOS-2015 da Força Aérea Grega, um de seus maiores treinos anuais, em que pelo menos 150 aviões de combate de todos os esquadrões gregos tomaram parte.

Segundo diversas fontes, Israel mobilizou uma força de dez caças F-161 de quatro esquadrões, e suas aeronaves foram reforçadas por equipes da Força Aérea dos EUA na Europa atuando como controladores de ataque terminal conjunto (JTAC, na sigla em inglês).

Israel adquiriu dados técnicos sobre o S-300, capaz de atingir alvos aéreos a uma distância de 150 km e a altitudes de até 27 mil metros, e realizou as manobras a fim de testar diferentes táticas contra o sistema, em ataques simulados contra alvos terrestres protegidos pelas baterias gregas.

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia - Sputnik Brasil
Premiê grego: “nova arquitetura mundial de segurança é inimaginável sem a Rússia”
A Grécia, por sua vez, adquiriu os S-300 da Rússia no final de 1990, sendo o único membro da OTAN que tem o sistema em serviço.

No mês passado, o ministro da Defesa grego, Panos Kammenos, em uma visita a Moscou para uma conferência sobre segurança global, disse que Atenas estava em negociações com o governo russo para a compra de novos mísseis para seus S-300, bem como para a manutenção de seus mísseis S-300, Top M-1 e Kornet.

Sistema de mísseis S-300 - Sputnik Brasil
Grupo P5+1 discute venda russa de sistemas S-300 ao Irã
Em 2007, a Rússia e o Irã assinaram um contrato para o fornecimento de cinco baterias do sistema S-300 a Teerã, mas em 2010 a transação foi suspensa devido às sanções impostas pela ONU contra o programa nuclear iraniano. Em 13 de abril deste ano, após a conclusão bem-sucedida das negociações internacionais em Genebra que chegaram a um acordo nuclear com o Irã, o governo russo suspendeu a proibição sobre a venda dos sistemas S-300.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала