Nas imagens, agentes de segurança do departamento de Pas-de-Calais, no norte do país, aparecem agredindo vários homens que tentavam se esconder em caminhões que se dirigiam ao Eurotúnel, na comuna de Coquelles. O grupo pretendia seguir viagem até a Inglaterra, mas acabou sendo descoberto pelas autoridades, que reagiram com violência, fazendo uso inclusive de gás lacrimogêneo e outros acessórios para deter os migrantes.
Há menos de quatro meses, um grupo de defesa dos direitos humanos chamou a atenção do governo francês para diversos abusos policias que estariam ocorrendo em Calais, e criticou a demora das autoridades em tomar alguma atitude. Nesta terça-feira, no entanto, a polícia garantiu que investigará o caso e tomará providências rapidamente.
"As circunstâncias exatas dessa intervenção serão rapidamente examinadas… e qualquer violação à aplicação das regras éticas será punida", informou a polícia através de um comunicado.
De acordo com o Calais Migrant Solidarity, responsável pelas filmagens, o triste evento foi registrado na última terça-feira, 5, um dia depois da visita do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, a Pas-de-Calais. Em declarações à imprensa, o grupo disse entender que os policiais se encontram em uma situação delicada, mas afirmou que nada justifica a violência.