Donbass propõe proibir constitucionalmente entrada da Ucrânia na OTAN

© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensEleições no Donbass
Eleições no Donbass - Sputnik Brasil
Nos siga no
As Repúblicas Populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) enviaram à Comissão Constitucional da Ucrânia e ao grupo de contato as suas propostas de alteração da Constituição do país.

Em particular, a RPD e a RPL sugerem incluir na lei principal da Ucrânia artigos sobre a autodeterminação de algumas regiões da Ucrânia e a manutenção do status de não alinhamento do país.

Eles também propõem criar no Donbass grupos de milícias controladas por órgãos de poder local, determinar o status oficial da língua russa e introduzir um regime econômico especial. Além disso, as repúblicas apresentaram um projeto de lei sobre as peculiaridades das eleições locais.

Bandeiras da autoproclamada República Popular de Donetsk - Sputnik Brasil
Perspectivas da autonomia do Donbass na Ucrânia
“Nós enviamos de novo nossas propostas na véspera da reunião da Comissão Constitucional. Se Kiev adoptar as alterações na Constituição da Ucrânia, a RPD e a RPL farão as alterações necessárias nas suas constituições”, relata a agência de notícias de Donetsk, citando o representante oficial da RPD no Grupo de Contato de Minsk, Denis Pushilin.

Anteriormente Pushilin declarou que a República Popular de Donetsk (RPD) é a favor da mais ampla autonomia, mas apenas caso não haja prejuízo para os seus interesses. Porém se Kiev continuar a violar os Acordos de Minsk, a RPD irá em direção à independência total da república. Donetsk e Lugansk propõem compromissos bastante adequados, porque agora não se trata da independência total, ideia que anteriormente prevalecia no discurso dos líderes independentistas.

Entretanto o ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse na quarta-feira que há muitos problemas na implementação dos acordos de Minsk, informa a agência russa RIA Novosti.

“Há muitos obstáculos para implementar os acordos de Minsk. Eu, como sempre, compartilho o ponto de vista que o processo de resolução será muito longo e complicado. Espero que a criação de grupos de trabalho nos aproxime do estabelecimento”, disse o ministro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала