Além disso, o CMO também relata um aumento "de dois dígitos" nas vendas de ouro na França, na Áustria e na Suíça durante o primeiro trimestre de 2015.
No entanto, ao contrário das corridas do ouro de séculos passados, quando as pessoas esperaram dar sorte e enriquecer rapidamente, os especialistas sugerem que os esforços contemporâneos para comprar o desejado metal são muito mais cautelosos, e geralmente ocorrem quando há preocupações nos ares a respeito de um iminente desastre econômico.
Inflação e emissão de moeda
Analistas atribuíram o recente aumento na demanda de ouro a uma preocupação detectada entre muitos cidadãos europeus sobre a situação econômica do continente em meio a graves incertezas.
No topo das preocupações está o medo da inflação, impulsionada pelo experimento de impressão de dinheiro do BCE, cujo objetivo era tentar estimular a lenta economia da zona do euro.
Há temores de que os planos do BCE para comprar US$ 1,3 trilhão em títulos poderiam levar à impressão excessiva de dinheiro, e uma subsequente redução no valor do euro.
Alguns analistas sugeriram que a razão pela qual os alemães estão comprando tanto ouro se deve à memória histórica do país: muitos alemães perderam tudo o que tinham depois do grande aumento na emissão de moeda após a Primeira Guerra Mundial, o que levou à hiperinflação e à ruína econômica para muitas pessoas.
Incerteza e temores de uma saída da Grécia da UE
Em segundo lugar, a incerteza em torno da economia europeia também foi colocada como um dos principais motivos por trás da nova corrida pelo ouro. Particularmente, economias fragilizadas na zona do euro e o medo de uma possível saída da Grécia têm aumentado as preocupações sobre um colapso econômico no continente.
Uma pesquisa recente da UE constatou que os cidadãos dos países europeus que ainda não se converteram para o euro têm pontos de vista significativamente contrastantes sobre os benefícios da moeda, com a maioria das pessoas na República Tcheca, na Suécia e na Polônia dizendo ser contra a introdução do euro em seus respectivos países.
Crise na Ucrânia e sanções contra a Rússia
Somando-se à incerteza sobre o euro, a crise de instabilidade na Ucrânia combina-se às sanções ocidentais sobre a Rússia como mais um fator potencialmente contribuinte para a compra de ouro na Europa.
E enquanto os preços do ouro têm-se mantido relativamente estáveis, apesar do aumento da demanda, os especialistas sugerem que é apenas uma questão de tempo antes que a tendência se reflita em um salto significativo no preço do metal.