- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Comunistas mudam nome de rua do Rio de Janeiro para "Avenida Josef Stalin"

© Sputnik / Acessar o banco de imagensJosef Stalin
Josef Stalin - Sputnik Brasil
Nos siga no
Militantes de partidos e organizações comunistas do Rio de Janeiro mudaram o nome de uma das ruas do centro da cidade de "Rua Santa Luzia" para "Avenida Marechal Josef Stalin". A alteração foi feita como protesto pelo esquecimento histórico demonstrado pelos meios de comunicação e historiadores ocidentais.


A ação, organizada pelo Partido Comunista Revolucionário (PCR) em conjunto com o Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML) e a organização brigadas Populares, passou despercebida pelo grande público da cidade até esta sexta-feira, quando o jornal O Globo registrou a imagem do "novo" nome da rua.

A mudança consistiu na colagem de um adesivo na placa, cobrindo o nome original da rua e o "substituindo" com o nome de Josef Stalin.

Bandeira da Rússia estréia na comemoração do Dia da Vitória no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil
Bandeira da Rússia estréia na comemoração do Dia da Vitória no Rio de Janeiro
"Surpreende que o veículo mais conservador do Rio de Janeiro nos dê atenção, especialmente quando a ação tinha a intenção de mostrar o silêncio que mantiveram os grandes meios sobre o papel soviético nos dias que antecederam o Dia da Vitória", disse à Sputnik News o coordenador político das Brigadas Populares do Rio de Janeiro, Roberto Santana Santos.

"Mudar o nome da rua para Josef Stalin é uma forma de protestar pelo fato de que a cidade dedica ruas a Churchill e Roosevelt, mas não ao líder soviético", disse o professor de história. "A memória do Brasil é vítima da Guerra Fria", completou.

Os ativistas cariocas pretendem "levar à sociedade um debate que acontece há muito tempo nas redes sociais, mas que apenas com ações chamativas podem chegar à opinião pública. Embora muitos não concordem com a figura de Stalin, ninguém pode negar que foi ele que realmente libertou a Europa das garras do nazismo e libertou Berlim de Hitler."

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала