Comissão Europeia aprova operação militar contra barcos de imigrantes ilegais

© AP Photo / Geert Vanden WijngaertSecretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg (esquerda) e chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini (direita), discutem começo da operação militar no Mediterrâneo
Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg (esquerda) e chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini (direita), discutem começo da operação militar no Mediterrâneo - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta segunda-feira (18), a Comissão Europeia aprovou finalmente um plano militar de contenção do tráfico de imigrantes no Mediterrâneo.

O respectivo acordo foi alcançado pelos chanceleres da União Europeia, reunidos nesta segunda-feira em Bruxelas.

A missão, comandada pelo contra-almirante italiano Enrico Credentino, terá sede em Roma e se chamará EUNAVFOR MED. O foco das ações será a costa da Líbia.

O projeto conta com o apoio da OTAN, cujo secretário-geral, Jens Stoltenberg, também esteve presente na reunião.

Bandeira de Portugal. - Sputnik Brasil
UE apela a Portugal para cortar despesas e ao mesmo tempo propõe acolher mais imigrantes
No texto do documento final aprovado, referido pelo jornal espanhol El País, não consta a palavra "destruição", mas o mesmo prevê "tomar todas as medidas necessárias contra um barco ou ativos relacionados, inclusive eliminá-los ou torná-los inoperacionais". Trata-se dos barcos que supostamente transportam imigrantes ilegais para a Europa.

© SputnikUE pretende combater migração ilegal.
UE pretende combater migração ilegal. - Sputnik Brasil
UE pretende combater migração ilegal.

Para iniciar a missão será imprescindível uma autorização por parte da ONU. Mas os militares europeus preveem também atividades de identificação das redes de tráfico de imigrantes e patrulhamento das águas onde o tráfico ocorre.

Anteriormente, vários países europeus, como a França, o Reino Unido, a Hungria e a Espanha, manifestaram-se contra as quotas de redistribuição de refugiados pelos vários países, propostas pela UE na semana passada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала