“As manobras noturnas foram realizadas por 4 grupos táticos de navios. Foram realizados diferentes tipos de transmissão de sinais e de trocas de formação das embarcações. Está sendo realizado um constante monitoramento da situação aérea e em mar na região das manobras. As manobras dos navios de guerra chineses e russos seguiram as orientações do comandante do grupamento unificado no mar, capitão de 1a classe Aleksander Okun”, informa o comunicado.
O Ministério da Defesa da Rússia também informou que, em 19 de maio, os navios russos e chineses treinarão atividades de garantia de segurança da navegação em áreas remotas do oceano global, inclusive realizando abastecimento de navios em movimento e comboio de navios e embarcações.
A fase ativa dos exercícios sino-russos chamados Cooperação Naval 2015 acontecerá de 17 a 21 de maio, no Mediterrâneo. Participarão cerca de dez navios dos dois países, de diversas classes.
Os exercícios navais, incluindo exercícios de tiro, são vistos pela mídia ocidental como um sinal a Washington e uma forma de mostrar que uma nova e poderosa aliança surge neste mar estratégico, "no próprio quintal da Europa Ocidental”.
Para o ano de 2015 são planejados novos exercícios militares sino-russos no oceano Pacífico.