IRSUS A340: alegria para o Irã, preocupação para Israel

© Fotolia / Borna_MirVista de Teerã
Vista de Teerã - Sputnik Brasil
Nos siga no
Israel manifestou insatisfação e preocupação com a compra de aeronaves civis, de seus parceiros internacionais, por parte de uma empresa privada iraniana.

Citado pela mídia local, um funcionário oficial israelense, que pediu para não ter seu nome revelado, disse que a venda de nove aeronaves civis com uma idade média de 11 anos ao Irã é uma clara violação das sanções aplicadas pelos EUA contra o Irã. Além disso, a fonte citada informou que a companhia que adquiriu as aeronaves civis está na lista negra das empresas contra as quais os EUA impuseram sanções.

Sistema de mísseis S-300 - Sputnik Brasil
Lavrov: fornecimento de sistemas S-300 ao Irã não foi erro político
Irã confirmou que, de fato, a Organização da Aviação Civil do país recebeu nove aviões de passageiros Airbus ocidentais de classe e idade inferior a 15 anos. Para o Irã, é uma grande conquista, considerando que a frota do país está sob sanções unilaterais dos Estados Unidos sobre a venda de quaisquer aviões de produção ocidental desde 1979, levando a uma situação quase desastrosa devido à falta de aeronaves em operação. Hoje a frota iraniana é composta de 245 aeronaves, e apenas 146 deles são adequados para o transporte.

O funcionário israelense, ao comentar a compra dos Airbus A340 por parte do Irã, também disse: "Estamos cientes desse precedente e informamos às autoridades norte-americanas, mas eles responderam que a transação foi executada, e eles não podem anulá-la; não há retroatividade no contrato". 

Vale notar que a empresa iraniana privada que comprou as aeronaves adquiriu, em 2008, três Boeings 747 de parceiros de países ocidentais, sem o conhecimento de Washington e os entregou ao Irã. Este fato tem sido considerado como uma violação do regime de sanções em vigor pelos Estados Unidos no setor da aviação iraniana. A empresa foi incluída na lista negra do Tesouro dos EUA.

Sergei Ryabkov - Sputnik Brasil
Rússia defende suspensão do embargo de armamentos ao Irã como primeiro passo
Posteriormente, os Estados Unidos também acusaram a empresa iraniana de violação do embargo de armas, que estariam sendo fornecidos atreves da empresa aérea à Síria. 

Após o acordo preliminar alcançado em Genebra em novembro de 2013, durante as negociações entre o grupo de mediadores internacionais P5 +1 e o Irã, as sanções sobre o fornecimento de peças de aviação de produção estrangeira para o Irã foram parcialmente suspensas. 

O embargo à compra de aeronaves na última década levou a um aumento da idade média da frota de aeronaves civis iranianas e ao crescimento de acidentes aéreos.

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала