No início do dia, diversas fontes informaram que o grupo terrorista mais temido do mundo planejava conduzir ataques no país asiático com a ajuda de quatro recrutas locais.
"Durante a investigação, Areeb Majeed, um jovem de Kalyan, perto de Mumbai, confessou sobre os projetos do EI de realizar ataques na Índia. Quatro jovens, incluindo Areeb de Kalyan, que tinham ido ao Iraque, foram doutrinados e treinados no uso de vários tipos de armas pelo EI", disse Ganapathy.
De acordo com o funcionário, os militantes do EI estão em contato com várias organizações terroristas para recrutar jovens indianos.
Agência Nacional de Investigação da Índia entrou na quarta-feira (20) com um processo de acusação contra Areeb Majeed. De acordo com o documento disponível no site da agência, os quatro suspeitos – além de Majeed, os jovens Fahad Sheikh, Aman Tandel e Shaheem Tanki – teriam viajado para a Síria e se unido ao Estado Islâmico entre janeiro e novembro de 2014.
De acordo com o Centro Nacional de Contraterrorismo dos EUA, mais de 20.000 estrangeiros de 90 países são suspeitos de terem se juntado ao EI ao longo dos últimos três anos.