Os participantes do programa vão experimentar escassez de alimentos, trabalho físico pesado, aprender a cuidar de gado e aves, bem como selecionar métodos de comunicação com os ocupantes, incluindo a Gestapo e os militares. O show será transmitido três vezes por semana durante três semanas durante o horário nobre.
A criadora do show, Zora Tseinkova declarou:
“Quando eu criei e estava escrevendo as " Férias no Protetorado," eu procurei a forma correta a fim de mostrar aos nossos contemporâneos a vida nas condições da época. Pouco a pouco fui adicionando novos protagonistas – chefes, agentes de Gestapo, uma vizinha curiosa, um vendedor e assim por diante.”
A preparação do show levou cerca de dois anos, os participantes foram escolhidos com ajuda de psicólogos de entre várias centenas de famílias.
A escolha foi feita a favor da família Dochekalovy, que será transportada para a aldeia alpina, onde via rádio eles saberão que o protetorado foi criado pela Alemanha nazista. Caso eles passem todos os testes, receberão um milhão de coroas de ouro (cerca de US $40 mil).