Segundo pesquisas de boca de urna, Duda alcançou 53% dos votos, contra 47% de Komorowski. A vitória do eurodeputado de 43 anos, pouco conhecido até o início da campanha, deve ser oficialmente confirmada nesta segunda-feira.
Em discurso de agradecimento aos seus eleitores, o atual presidente, da Plataforma Cívica, disse que respeita a escolha do povo e desejou sorte ao governante eleito. Por sua vez, Andrzej Duda, que já havia vencido o primeiro turno das eleições, no início do mês, com 34,8% da preferência, disse que aqueles que votaram nele hoje votaram na mudança, e que, juntos, eles poderão mudar a Polônia.
Especialistas consideram que a vitória de Duda, que deve tomar posse em agosto, pode facilitar o retorno do líder e fundador de seu partido, Jarosław Kaczyński, que foi primeiro-ministro do país entre os anos de 2006 e 2007. A cinco meses das eleições parlamentares, outros acreditam que pode funcionar também como um alerta para a atual premier, Ewa Kopacz, líder da Plataforma Cívica, dadas as divergências entre os dois grandes partidos da direita polonesa.