"Uma Rússia isolada, fraca e desestabilizada está fora dos nossos interesses", disse Mogherini em seu discurso na Associação da Imprensa Estrangeira em Roma, onde o Instituto de Estudos de Política Internacional (ISPI) lhe entregou um prêmio por contribuir para a imagem da Itália.
“Hoje ninguém na Europa pode pensar que pode fazer tudo sozinho, e nós sempre nos baseamos no princípio de estabelecer um diálogo como um instrumento para resolver as crises”, afirmou a chefe da diplomacia europeia.
As relações entre a Rússia e o Ocidente deterioraram-se por conta da situação na Ucrânia. Em julho do ano passado, a UE e os Estados Unidos aplicaram sanções pontuais contra certos indivíduos e empresas da Rússia. Em seguida, foram implementadas medidas restritivas a setores inteiros da economia russa. Em resposta, a Rússia restringiu a importação de produtos alimentares de países que impuseram as sanções. Moscou tem afirmado repetidamente que não tem interferência no conflito interno ucraniano e possui interesse na resolução pacífica do confronto.