Na última semana, o estúdio polonês Jujubee divulgou um teaser do game chamado KURSK acompanhado de um comunicado de imprensa informando que se tratava de "um game de aventura e sobrevivência em primeira pessoa" baseado na tragédia do Kursk.
O teaser destaca um vídeo do exato momento em que uma explosão na sala de torpedos selou o destino da embarcação.
Embora o texto divulgado pelo estúdio polonês não pareça desrespeitoso com o desastre, dizendo apenas que "o game olhará a tragédia… por um novo ângulo" e citando que "levará a um público maduro uma experiência cinemática", alguns gamers russos se sentiram ofendidos com o conceito do jogo.
Um dos usuários russo escreve:
"É uma tragédia para a Rússia. Para que fazer um game baseado numa tragédia? Vocês até podiam um game de aventura 'Aventuras dos poloneses em Volínia'! E depois digam que durante esta aventura será revelada a história da tragédia de Volínia [trata-se do massacre de poloneses na Volínia]".
O Kursk, que naufragou com todos seus 188 tripulantes a bordo no Mar de Barents em 12 de agosto de 2000, tornou-se uma tragédia nacional depois que várias tentativas de resgate fracassaram ao longo de quatro dias. Após o desastre, investigadores encontraram uma carta no bolso de um oficial informando que pelo menos 23 dos tripulantes sobreviveram à explosão inicial que mandou a embarcação ao fundo do mar.
A imprensa russa adotou tom semelhante, com o jornal Komsomolskaya Pravda afirmando que enquanto games sobre tragédias são comuns, a tragédia do Kursk afetou não milhões, mas centenas de pessoas contando as famílias dos tripulantes.
"Não é possível manifestar indiferença em relação ao teaser: quem pode ver a cena em que cabeças de tripulantes estão sendo partidas pela explosão, com suas faces revelando expressões de medo e dor? Os programadores as desenharam, mas ver tal imagem pode mandar os parentes dos que morreram ao hospital", afirmou o jornal.
Os poloneses livres da russofobia interna também ficaram indignados com o game:
“Os corações dos parentes dos mortos nesta catástrofe ainda sangram. Fazer lucro de desgraças dos outros está simplesmente baixo!”, aponta um polonês na Internet.
“É uma técnica típica de marketing baseada em desgraça. Coisas parecidas surgiram após 9/11 nos EUA também”, diz um outro usuário polonês.
Parece que o estúdio Jujubee em escolher este tema esperava que surgirá uma polêmica que aumentará o interesse no game e no estúdio em geral e consequentemente as vendas irão crescer.
A Sputnik Polska falou com um antigo vice-almirante da Polônia Mark Toczek que partilha a opinião dos russos.
"Partilho completamente a opinião dos russos, estou abalado. Seria a mesma coisa se nos hoje criássemos um game parecido e colocássemos lá a tripulação do submarino polonês Orzel que misteriosamente desapareceu com todos os tripulantes no fim de maio – início de junho de 1940. Não sei qual seria a reação na Polônia, mas imagino que seria tão aguda também… Eu lamento que as coisas aconteçam dessa maneira. Eu espero que este game não encontre muitos admiradores na Polônia porque é simplesmente detestavelmente", frisou.
O estúdio Jujubee, conhecido principalmente por seus games para plataformas móveis, ainda não anunciou uma data de lançamento para o jogo, mas observou que ele seria lançado para todas as principais plataformas e que seria o maior projeto já executado pela empresa.