- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Dilma reforça interesse em aumentar o comércio com o México

© AFP 2023 / ALFREDO ESTRELLA / Acessar o banco de imagensDilma Rousseff e Enrique Penã Nieto acreditam que o comércio entra Brasil e México pode duplicar nos próximos dez anos
Dilma Rousseff e Enrique Penã Nieto acreditam que o comércio entra Brasil e México pode duplicar nos próximos dez anos - Sputnik Brasil
Nos siga no
A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, em sua primeira visita de Estado ao México, a intenção de aumentar em 100% as trocas comerciais entre os dois países ao longo da próxima década.

Atualmente, segundo o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, Brasil e México movimentam cerca de 9,2 bilhões de dólares em comércio. A intenção é a de alcançar um volume superior aos 18 bilhões, e isso, de acordo ele, será possível, em parte, através de um futuro aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica, o ACE 53, que estabelece preferências tarifárias fixas para 800 produtos. Além da ampliação do universo tarifário, esse aprofundamento também deverá incluir "novos capítulos" no acordo, como serviços, comércio eletrônico e propriedade intelectual. 

Para Dilma, o plano de intensificação comercial é bastante viável. De acordo com ela, há mais de 6 mil produtos que poderiam ser incluídos no ACE 53, dando mais dinamismo e equilíbrio às trocas entre os dois países, que hoje respondem pelas duas maiores economias da América Latina. Destacando alguns pontos importantes dessa relação, a presidenta lembrou que o comércio bilateral já duplicou nos últimos dez anos e, hoje, o Brasil é o oitavo maior parceiro do México. Entretanto, no entendimento de Dilma, os números atuais ainda estão aquém do potencial.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала