Na manhã desta terça-feira, o canal de TV iraquiano Al Samaria, citando como fonte o comando unificado das tropas voluntárias, informou do início de uma operação militar para retomada da província de Anbar.
Segundo informou à agência Tasnim um dos comandantes do grupo, Ahmad al-Maqsousi, mais de 80 mil voluntários participam da operação para libertar a cidade, entre os quais estão os representantes dos grupos xiitas conhecidos como Forças de Mobilização Popular (Popular Mobilisation Forces), bem como divisões do exército iraquiano e policiais.
Mais cedo no mesmo dia, o representante das Forças de Mobilização Popular, Ahmed Al Asadi, afirmou que a operação para libertar a província de Anbar “não durará muito tempo” e destacou que as forças iraquianas já cercaram Ramadi por três lados.
A tomada de Ramadi, centro administrativo da província de Anbar, se tornou em uma das maiores vitórias do Estado Islâmico, desde o início de sua ofensiva em território iraquiano, em junho do ano passado. A cidade se situa a cerca de 100 quilômetros de Bagdad. No presente momento, os terroristas controlam grande parte da província de Anbar.