O ministro adjunto da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, disse em março que o ministério poderia reduzir as compras dos caças PAK-FA devido a “novas circunstâncias econômicas”. O plano inicial estipulado era enviar 10 aviões para testes no exército para posterior aquisição, com base na satisfação do desempenho de outros 60 T-50s.
“A aeronave vai entrar em produção em 2017. Vamos pedir todos que a indústria possa fornecer”, disse Bondarev. Ele acrescentou que os lutadores PAK-FA estão atualmente em fase de testes. “O teste da aeronave está em pleno andamento e mostra um desempenho excelente e seu sistema de armas funciona muito bem tanto na terra quanto na ar.”
O comandante da Força Aérea acredita que o PAK-FA seja o avião de combate mais avançado que existe no momento. “Vai ser melhor do que análogos dos EUA, F-22 e F-35, e os ultrapassará em todos os parâmetros."
PAK-FA, projetado pelo fabricante de aviões Sukhoi, irá tornar-se o primeiro avião operacional exclusivo da Força Aérea da Rússia e vai incorporar sistemas aviônicos avançados e sistemas de voo totalmente digitais.
O F-22 Raptor, da Força Aérea dos EUA, é o único caça de quinta geração em serviço atualmente.