Segundo a mídia local, houve ameaça de bomba durante o congresso da Federação Internacional de Futebol Associations que está acontecendo nesta sexta-feira (29) em Zurique, Suíça.
Uma fonte na polícia confirmou ter recebido o sinal correspondente por volta das 11h da hora local (7h em Brasília).
Jornalistas locais comentam que foram obrigados a abandonar o local em que a reunião estava sendo celebrada.
Ainda não se sabe se o congresso vai continuar hoje.
Nesta sexta, a FIFA deve eleger o seu presidente. O chefe atual da federação, Joseph (Sepp) Blatter, enfrenta muitas críticas devido à investigação do caso de corrupção, liderada pelos EUA. Como parte do processo criminal iniciado, foram realizadas várias prisões.
Também nesta sexta, o congresso da FIFA devia decidir se Israel irá ou não permanecer na FIFA.
Escândalo
O congresso da federação acontece em meio a uma investigação em caso de corrupção que está a ponto de se tornar um escândalo internacional de grande escala. A posição do presidente atual da FIFA, Joseph Blatter, também não está muito firme por causa disso.
Nesta sexta, ele comentou o problema da corrupção na organização, dizendo que ele também tem, enquanto presidente, certa responsabilidade pelo que acontece na entidade que chefia.
No entanto, para o jornalista esportivo turco Kenan Basaran, a responsabilidade pelo escândalo na FIFA é dos EUA:
"Apesar do fato de a operação de detenção dos funcionários da FIFA por acusações de corrupção ter sido realizada pela polícia de Zurique, o verdadeiro organizador desta operação é o FBI. Depois dos atentados de 11 de setembro [de 2001], os EUA se apropriaram do direito de mexer em acontecimentos e processos mundiais".
Para Basaran, os Estados Unidos estão ansiosos de "interpretar o papel de revelador dos corruptos", sem que isso signifique combate à corrupção dentro do seu próprio país.