Rússia fornece grãos ao Irã em troca de petróleo

© Sputnik / Mikhail Mordasov / Acessar o banco de imagensGrain terminal in the port of Novorossiysk
Grain terminal in the port of Novorossiysk - Sputnik Brasil
Nos siga no
O assessor do chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia Aleksei Alekseenko disse que o fornecimento de grãos pela Rússia ao Irã já começou e que já foram exportadas 100 mil toneladas.

“Os volumes de fornecimentos serão provavelmente não inferiores aos do ano passado, ano em que foram exportadas 1,3 milhões de toneladas”, disse Alekseenko citado pela RIA Novosti. 

Anteriormente o vice-chanceler russo Sergei Ryabkov disse que a Rússia e o Irã já realizam o acordo “petróleo em troca de mercadoria”. Essa informação foi também confirmada no Kremlin. No quadro do acordo está previsto que a Rússia forneça a Teerã grãos, alguns itens de equipamento técnico e materiais de construção em troca de petróleo. 

Vladimir Sazhin, cientista político, professor e especialista em assuntos do Irã comentou o tema à Sputnik Persian:

"O acordo petrolífero entre a República Islâmica do Irã e a Rússia tem a sua história. Começou alguns anos atrás após a introdução de sanções em relação ao Irã por parte dos países do Ocidente. Naquela altura Teerã falou de fornecimentos grandiosos do petróleo iraniano à Rússia no volume de 25 milhões de toneladas por ano. Ao mesmo tempo, o contrato no montante de 20 bilhões de dólares, assinado para cinco anos, previa a troca de petróleo iraniano por mercadorias russas. Mais tarde falou-se de um número dez vezes mais baixo – cerca de 2,5-3 milhões de toneladas por ano, no valor correspondente ao preço mais baixo do petróleo. Mas o escambo permaneceu – grãos russos, veículos e outros produtos industriais e produtos de metal deviam ser trocados por petróleo".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала