Chafee acredita que ao invés de buscar novas sanções, Washington deveria encontrar meios para restaurar suas relações de amizade com a Rússia. Nas suas palavras, isso seria extremamente importante para o mundo todo e, principalmente, para as ex-repúblicas da União Soviética, com destaque para a Ucrânia.
O ex-governador também exortou os EUA a "parar de cometer erros" como os que foram cometidos por Hillary Clinton. Como exemplo, Chafee citou um caso de 2009, em que Clinton, enquanto secretária de Estado dos EUA, presenteou o chanceler russo Sergei Lavrov, durante um encontro bilateral, com um souvenir no formato de um botão com a legenda de "sobrecarga", ao invés de "reinicialização". O presente deveria simbolizar o início de uma nova etapa nas relações entre a Rússia e os EUA. Na opinião de Chafee, são exatamente "pequenos erros simbólicos" como esse que conduzem a problemas entre os dois países.
Na semana passada, Lincoln Chafee tornou-se o quarto candidato à presidência dos EUA pelo partido democrático. A intenção de participar das eleições em 2016 também foi oficialmente anunciada por 10 candidatos republicanos.