"As estradas nessa área estão minadas pelo inimigo", declarou à imprensa o porta-voz do exército ucraniano Yevgen Silkin, explicando que as vítimas estavam em um caminhão das Forças Armadas no momento da explosão.
De acordo com as fontes, o incidente ocorreu a 20 km da cidade de Donetsk, e a mina que explodiu teria sido plantada por militantes separatistas da autoproclamada República Popular de Donetsk.
Nos últimos dias, as forças regulares da Ucrânia decidiram intensificar suas operações no leste do país, levantando suspeitas de que o governo não estaria realmente interessado na pacificação da região, mesmo após a assinatura de acordos de cessar-fogo com representantes das autoridades rebeldes.
Nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que as novas manobras militares de Kiev em Donbass foram planejadas para agravar a situação na região durante a cúpula do G7, com o objetivo de responsabilizar a Rússia pelo não cumprimento dos acordos de Minsk e, assim, manter ou expandir as sanções ocidentais contra Moscou.