Poroshenko cancela vários acordos militares com a Rússia

© Sputnik / Mikhail Markiv / Acessar o banco de imagensO presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko
O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, rescindiu vários acordos de cooperação com a Rússia no setor militar, segundo afirmou nesta segunda (8) a Suprema Rada (Parlamento ucraniano) em seu site.

Tratam-se de acordos entre os governos da Ucrânia e da Rússia em matéria de cooperação na esfera militar, inteligência, transporte transfronteiriço de tropas e pagamentos.

Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko em visita a base militar nos arredores de Kiev em 4 de abril de 2015 - Sputnik Brasil
Poroshenko ratifica regime legal da lei marcial na Ucrânia
Além disso, o presidente ucraniano rescindiu os acordos sobre o trânsito de unidades militares russas instaladas temporariamente na Moldávia através do território da Ucrânia.

Poroshenko também assinou uma lei sobre a rescisão do acordo sobre protecção mútua de dados confidenciais.

A rescisão destes tratados é a nova forma que toma a profunda crise nas relações entre os dois países, que começou depois da violenta mudança de governo na Ucrânia em fevereiro de 2014 e que foi agravada após a incorporação da Crimeia ao território russo no mês seguinte, bem como é devida ao conflito armado em Donbass entre as tropas de Kiev e as forças locais.

População de Debaltsevo faz fila para receber ajuda humanitária - Sputnik Brasil
Bloco Poroshenko compara Donbass a “tumor canceroso”
Em junho 2014 Poroshenko ordenou o fim da colaboração com a Rússia no âmbito militar ao intervir no Conselho Nacional de Segurança e Defesa.

Em 20 de maio, o Conselho de Ministros da Ucrânia anulou o acordo intergovernamental sobre cooperação técnico-militar com a Rússia que vigia desde 1993.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала