Como já destacou a Sputnik, o site de notícias húngaro Karpathir.com publicou várias fotos nesta terça-feira (9) de um comboio concentrado na cidade fronteiriça húngara de Zahony que incluía Hummers e variantes polivalentes dos caminhões de logística com oito rodas HEMTT do exército dos EUA. O comboio se deslocava em direção da fronteira com a Ucrânia.
#NATO #NonLethalAid keeps coming into #Ukraine, this time via border with #Hungary. Any takers on what is covered? pic.twitter.com/EW4LNOxKcS
— Sergey Bobkov (@sbobkov) 9 июня 2015
“Como vocês sabem, neste momento estão sendo realizados treinamentos militares conjuntos entre a Ucrânia e os EUA. No contexto destes exercícios, os veículos militares e equipamento das unidades envolvidas entraram no território ucraniano”, disse Slobodyan.
“Quando os treinamentos terminarem, os veículos deixarão a Ucrânia”, acrescentou.
Anteriormente, Denis Pushilin, o representante oficial da República Popular de Donetsk (RPD) no grupo de contato em Minsk disse que a RPD considera a chegada dos instrutores ucranianos à Ucrânia como um esforço de escalar o conflito em Donbass. Ele também manifestou preocupação com o fato que os veículos que participam dos exercícios podem ficar na Ucrânia depois do encerramento dos treinamentos.
A chancelaria russa considera a presença dos militares americanos na Ucrânia como uma violação dos Acordos de Minsk e diz que o processo de treinamento dos soldados ucranianos a usar equipamento militar ocidental pode ser o primeiro passo para o fornecimento de armas americanas modernas à Ucrânia.