Além disso, os documentos contêm declarações do então diretor da CIA, George Tenet, prestadas logo após a tragédia.
A Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês) desclassificou cinco documentos que avaliam as ações das autoridades antes e imediatamente após os ataques terroristas em 11 de setembro de 2001.
Um dos documentos, publicados no site oficial da CIA, foi o relatório geral do Gabinete do Inspector Geral da CIA, datado de 2005, sobre as ações da agência. O relatório revela que os oficiais da agência não cumpriram as suas tarefas corretamente.
No documento sobre as declarações de George Tenet é referido que ele respondeu às acusações dirigidas contra a chefia da CIA, em particular ele disse que as operações secretas não tiveram sucesso por falta de dados da inteligência:
"Ficou claro para mim que, embora a operação realizada tivesse algum sucesso na luta contra a Al-Qaeda, nós não tivemos uma cobertura adequada para intercetar informações e introduzir agentes nas fileiras dos terroristas".
Ao comentar as alegações apresentadas no relatório em 2005 de que ele "não mostrou profissionalismo e diligência na luta contra o terrorismo", Tenet disse rejeitá-las categoricamente.