Segundo Reza Najafi, representante oficial do Irã nas negociações com o "sexteto" internacional (Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido, Rússia), os EUA têm manipulado os dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para avaliar o programa nuclear iraniano.
"Nós temos declarado repetidamente que os documentos são falsos, porque os serviços secretos dos EUA falsificaram os documentos sobre o programa nuclear do Irã", disse Najafi.
Ele acrescentou que as especulações sobre o possível aspecto militar do programa nuclear do Irã não têm fundamento, negando oficialmente as respectivas acusações.
A AIEA ainda não comentou as declarações do representante do Irã.
No entanto, Najafi citou também uma carta do Movimento dos Países Não Alinhados que declara apoio ao recente acordo-quadro sobre o programa nuclear iraniano, assinado após uma longa jornada de negociações em inícios de abril. Esse documento estabelece um prazo até 30 de junho para a possível assinatura de um acordo formal que permita levantar as sanções (não todas, mas uma parte considerável) do Irã para que esse país possa produzir energia nuclear para fins pacíficos.