Os treinos de yoga serão também realizados no glaciar de Siachen, que fica nas montanhas dos Himalaias. Nos campos nas montanhas 500 militares vão celebrar o Dia do Yoga a mais de 3 mil metros acima do nível do mar.
A diretiva, enviada a todas as sedes e comandos das Forças Armadas da Índia, exige começar os treinamentos de yoga a partir de 15 de junho. A prática não é incluída no programa de treinamento de combate, tendo sido enviados instrutores de yoga a todas as divisões do Exército, Força Aérea e Marinha, juntamente com o livro e DVD "Asanas Simples do Yoga".
A iniciativa foi muito apreciada pelo premiê da Índia, Narendra Modi, que na terça-feira (16) publicou na sua página em Twitter uma foto de marinheiros indianos que praticando yoga no convés de um navio.
Yoga across oceans…remarkable, innovative & appreciable effort by our Navy for #YogaDay http://t.co/8lJfsJz2fI pic.twitter.com/OyTWU455t2
— Narendra Modi (@narendramodi) 16 июня 2015
Segundo explicou o representante do Exército indiano, a frota foi muito encorajada com as palavras de Modi:
"O Yoga faz parte da tradição antiga indiana. A prática é destinada a juntar o espírito e o corpo, o pensamento e a ação, a restrição e a realização, a harmonia do homem com a natureza, bem como a abordagem global de saúde e do bem-estar."
Para além disso, nas bases navais serão abertos cursos de yoga e de professores de yoga.
O Dia do Yoga será celebrado em 191 países do mundo. Às 7 da manhã de 21 de junho, na avenida central da capital indiana, Rajapath, o primeiro-ministro, bem como os membros do governo, os deputados do parlamento, funcionários de Estado e simples cidadãos de Deli assinalarão a data com exercícios práticos. Entre os 35 mil de participantes das celebrações no centro da cidade, cerca de 3 mil serão militares – de soldados até generais.