“Quanto ao equipamento, algumas unidades já encontram-se no local, mas não sei dizer em qual destacamento. O objetivo é de colocar até o fim deste ano, acredito eu,(…) um total de mais de 1000 veículos de diversos tipos, dos quais apenas algumas centenas serão de blindados. O envio deles à Europa deverá ser concluído até o fim deste ano” – disso Lute à imprensa em Bruxelas.
O embaixador norte-americano destacou, no entanto, que os EUA não planejam voltar a colocar armas nucleares na Europa, que foram retiradas da região depois da Guerra Fria.
Ainda nesta terça-feira, o chefe do Pentágono, Ashton Carter, declarou durante durante uma visita a Tallinn, que os EUA estão prontos para colocar 250 veículos blindados em sete países europeus.
Representantes do governo russo têm manifestado sérias preocupações frente aos recente rumores sobre a expansão das forças norte-americanas na Europa. Em particular, o oficial Yuri Yakubov, do ministério da Defesa da Rússia, chegou a alertar que Moscou será obrigada a fortalecer suas tropas e recursos na frente ocidental, caso os planos dos EUA se concretizem.