OTAN rejeita hipótese de provocar corrida armamentista com a Rússia

© AP Photo / Thierry MonasseJens Stoltenberg, secretário geral da OTAN
Jens Stoltenberg, secretário geral da OTAN - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN não quer promover uma corrida armamentista com a Rússia, mas está obrigada a garantir a defesa de seus aliados, declarou o secretário geral da Aliança, Jens Stoltenberg, antes da reunião de ministros da Defesa dos países integrantes em Bruxelas.

Caça russo Su-35 - Sputnik Brasil
Rússia reforça fronteira ocidental com dez caças polivalentes
Segundo Stoltenberg, "todos aliados da OTAN concordam que o controle de armas é importante. Cumprimos nossos compromissos internacionais, os acordos de controle de armas e continuamos querendo ter relações mais construtivas com a Rússia."

Ainda assim, a OTAN vê com bons olhos o posicionamento de equipamentos militares dos EUA na Europa Central e no Leste Europeu e classifica essa medida como defensiva e de acordo com os compromissos internacionais da Aliança, completou Stoltenberg.

"São armas pesadas para a realização de manobras. Decidimos no outono (no hemisfério norte) passado aumentar a quantidade de exercícios, precisamos melhorar a preparação de nossos países", disse Stoltenberg. "São operações de caráter defensivo que são uma resposta necessária ao que observamos durante muito tempo por parte da Rússia."

Ao comentar a reação russa, Stoltenberg declarou que a OTAN é uma união "defensiva" e tudo leva esse caráter. "Tudo que fazemos tem essa característica defensiva, proporcional e corresponde completamente a nossos compromissos internacionais", completou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала