Segundo a nota divulgada pela Comissão de Assuntos Internacionais, Defesa e Legislação Comercial do Senado, para que a medida seja levada adiante, a utilização dos novos armamentos deverá estar de acordo com as leis internacionais sobre a questão e ser objeto de constante discussão entre os departamentos governamentais competentes.
Quanto à questão da compra, esta deverá ser tratada em um relatório especial sobre as forças armadas do país, que será publicado em breve. Esse documento apontará as necessidades futuras da Defesa nacional e abordará os planos de financiamento para o setor.
De acordo com a Australian Associated Press, as Forças de Defesa Australianas utilizaram diversos drones de vigilância em operações conduzidas no Iraque e no Afeganistão. No entanto, a ideia de utilizar veículos aéreos não tripulados com poder de fogo tem enfrentado muita resistência no país, devido ao uso extensivo desse tipo de equipamento pelos Estados Unidos, que tem gerado muitas polêmicas mundo afora.