O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou as suas condolências pela morte do eminente político russo. Segundo o chefe de Estado, Primakov "era uma pessoa de Estado, cientista, político e deixou uma grande herança".
A morte foi confirmada pelo neto do ex-primeiro-ministro e ex-chanceler russo:
"Sim, é verdade. Aconteceu hoje".
Evgeny Primakov, nascido em Kiev em 29 de outubro de 1929, foi ministro das Relações Exteriores da Federação da Rússia entre janeiro de 1996 e setembro de 1998. É um dos autores da estratégia da multipolaridade.
Desde setembro de 1998 a maio de 1999, Primakov exerceu o cargo de chefe do governo da Rússia. Naquela altura, deu-se um dos acontecimentos mais marcantes da história da política internacional. Em 24 de março de 1999, Evgeny Primakov estava dirigindo-se para Washington, com o objetivo de participar de negociações com as autoridades norte-americanas. Quando o avião do premiê estava no meio do caminho, atravessando o céu sobre o oceano Atlântico, Primakov recebeu informações sobre o início dos bombardeios da OTAN na Iugoslávia. Isso fez o premiê anular a sua visita e voltar imediatamente para Moscou.