Moscou acusa Washington de ignorar crise humanitária na Ucrânia

© Sputnik / John Trast / Acessar o banco de imagensEdifício na região de Donbass
Edifício na região de Donbass - Sputnik Brasil
Nos siga no
Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Rússia, o relatório divulgado recentemente pelos Estados Unidos sobre o cenário de direitos humanos na Ucrânia desconsidera completamente a proporção da crise humanitária e de direitos humanos que sucedeu o golpe de 2014, em Kiev, apoiado pelos Estados Unidos.

23º comboio de ajuda humanitária russa para Donbass - Sputnik Brasil
Mais um comboio com ajuda humanitária parte da Rússia para Donbass
Na quinta-feira, o Departamento de Estado americano divulgou um relatório anual sobre direitos humanos chamado "Relatório de Países Sobre as Práticas de Direitos Humanos em 2014". No documento, os EUA culpam o regime do ex-presidente Viktor Yanukovich e as milícias das autodenominadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk pela maioria das violações de direitos humanos na Ucrânia.

"Os Estados Unidos cinicamente ignoram as violações em larga escala de direitos humanos e da lei humanitária internacional promovidas pelas forças de Kiev e grupos armados neo-nazistas em Donbass", afirmou o porta-voz do Ministério, Aleksandr Lukashevich, em comunicado.

Em fevereiro de 2014, o então presidente ucraniano Viktor Yanukovich foi deposto após meses de protestes em Kiev, capital do país. O golpe resultou na escalada da crise ucraniana.

"É outra tentativa de omitir o fato de que a atual catástrofe humanitária e de direitos humanos na Ucrânia é resultado de um golpe inconstitucional em Kiev, em fevereiro de 2014, que foi apoiado diretamente por autoridades americanas", enfatizou Lukashevich.

Jens Stoltenberg (D), Stepan Poltorak (E) e Ashton Carter (C) - Sputnik Brasil
Chefe do Pentágono assegura: EUA vão seguir apoiando a Ucrânia
Em março de 2014, a Crimeia foi reintegrada à Rússia, rejeitando o novo governo de Kiev. Pouco depois, Kiev lançou uma operação militar contra independentistas da região de Donbass, no sudeste do país, que estavam descontentes com o que classificavam como governo imposto por golpe.

Desde a escalada da crise, as relações da Rússia com o Ocidente se deterioraram à medida em que os Estados Unidos e seus aliados acusaram Moscou de estimular o conflito interno ucraniano. Moscou vem seguidamente negando sua participação na crise do país vizinho.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала