Segundo o documento apresentado pela presidenta Dilma Rousseff, o Brasil se compromete a restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030 e implementar políticas para eliminação do desmatamento ilegal.
Afirmando buscar um acordo ambicioso que possa refletir as responsabilidades comuns, Obama e Dilma prometeram também fazer o máximo para superar possíveis obstáculos à assinatura de um acordo na COP 21, a Conferência de Paris sobre Mudança Climática, que acontecerá no final deste ano. Para levar a ideia adiante, Brasil e EUA se basearão em uma Iniciativa Conjunta sobre Mudança do Clima, que será gerida por um novo grupo de trabalho, visando a ampliar a cooperação em relação ao uso da terra e da energia limpa e a estabelecer diálogos políticos sobre o clima. Essa troca de informações, aliás, poderá contar com a participação de outras nações.
Ainda de acordo com o comunicado, os dois países conduzirão diversas pesquisas sobre fontes alternativas de energia, trabalharão em conjunto na geração de energia nuclear segura e sustentável e compartilharão experiências para reduzir os impactos da mudança climática em áreas como biodiversidade e ecossistemas, infraestrutura, produção agrícola e segurança alimentar e recursos hídricos.