Cientistas russos criam modelo do meteorito de Chelyabinsk a partir de scanner 3D

© Sputnik / Aleksandr KondratukMuseu de História Regional de Chelyabinsk expõe fragmento do meteorito que caiu na cidade em 2013.
Museu de História Regional de Chelyabinsk expõe fragmento do meteorito que caiu na cidade em 2013. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um grupo de cientistas russos apresentou suas conclusões sobre o meteoro que caiu em Chelyabinsk em 2013, bem como novas descobertas sobre um corpo celeste menos conhecido que atingiu a Rússia no ano passado.

Simulação da aproximação de um asteroide. - Sputnik Brasil
Área de crateras por impacto de asteroide pode ser a maior já descoberta
A Universidade Federal de Ural divulgou em seu site que os pesquisadores criaram um modelo do meteorito em Chelyabinsk. Eles usaram um scanner 3D, fornecido pelo físico Tomas Kohout, da Universidade de Helsinki, para criar a réplica.

O meteoro atingiu a cidade russa de Chelyabinsk no dia 15 de fevereiro de 2013, danificando 7200 edifícios e ferindo, aproximadamente, 1.500 pessoas, a maioria por estilhaços de vidro. Um fragmento do corpo celeste foi mostrado ao público nesta quarta-feira (1) na comemoração do aniversário do Museu de História Regional de Chelyabinsk.

“A análise química mostrou que o corpo celeste é um condrito tipo LL5 comum, um dos tipos de meteoritos de rocha”, disse a universidade em comunicado.

 

Condritos LL5 são corpos metálicos modificados na sua estrutura, como resultado do aquecimento, geralmente a partir da entrada na atmosfera. O evento ganhou visibilidade a nível mundial, uma vez que foi amplamente capturado pelas câmeras de automóveis.

Pesquisadores da Universidade Federal Ural apresentaram também o meteoro Annama, que caiu na península de Kola, perto da fronteira russo-finlandesa, em 19 de abril de 2014. Esse corpo celeste também foi encontrado em grande parte graças a estas câmeras automotivas.

A terça-feira (30) marcou o Dia do Asteroide, comemorando os 107 anos do evento de Tunguska, considerado o maior impacto de um asteroide na história recente da Terra. A data pretende aumentar a conscientização sobre os perigos que os asteroides e meteoritos representam para os seres humanos e para encontrar novas maneiras de prevenir o seu impacto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала