“É um erro pensar a Europa como anti-Rússia. É impossível imaginar que o pensamento europeu está construído sobre um modelo anti-Rússia. Essa é uma história falsa”, disse Renzi em Berlim, segundo relatou a RIA Novosti.
Renzi ainda destacou que a política de oposição à Rússia é um “crime cultural”, bem como um “erro político”. O premiê italiano também fez referência à importância da contribuição russa na luta contra o terrorismo.
“O pensamento de ir à guerra contra o terrorismo e deixando de fora a Rússia é um erro estratégico”, afirmou o primeiro-ministro.
Falando na Universidade Humboldt de Berlim, Renzi explicou a escolha do título para o seu discurso, que ele chamou de “Europa: Volte para o futuro”. O premiê lembrou filme de ficção científica de 1985 contando a cena em que um dos personagens principais bate na cabeça de outro personagem e diz: “Olá? Olá? Alguém em casa? Hein? Pense, McFly! Pense!”.
“Agora você pode bater na cabeça de alguns líderes europeus e perguntar se há alguém em casa”, disse Renzi.
O discurso em Berlim aconteceu antes de uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel. Renzi também falou sobre a política interna da Europa e apelou a “uma terceira via entre a irresponsabilidade e a austeridade” e uma nova visão econômica para promover o crescimento em Zona do Euro.
“Temos de ter a coragem de admitir que a austeridade não tem funcionado”, disse Renzi, informou a imprensa italiana.