A principal plataforma tecnológica do projeto "Nanocristais Semicondutores" é liderada por Igor Nabiyev, principal pesquisador do Laboratório de Nano-Bioengenharia da Universidade Russa de Investigação Nuclear, adstrita ao Instituto MIFI, professor da Universidade de Reims, na região de Champagne-Ardenne, França (Université de Reims Champagne-Ardenne).
O projeto NAMDIATREAM “Ferramentas Nanotecnológicas para Diagnóstico de Doenças Multimodais e Monitoramento do Tratamento” (Nanotechnological Toolkits for Multi-Modal Disease Diagnostics and Treatment Monitoring) foi considerado o melhor de todos os projetos já apoiados pela Comunidade Europeia na área de nanotecnologias, novos materiais e produção. No total, participaram do concurso mais de 1.000 projetos.
O NAMDIATREAM obteve a nota máxima na 7ª Conferência do Fórum Internacional de Nanotecnologias e Novos Materiais (EuroNanoForum 2015), do qual participaram mais de 1.200 delegados.
A decisão oficial foi anunciada por Clara de la Torre, dirigente do Departamento de Tecnologias Facilitadoras Essenciais da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento na Comissão Europeia.
O projeto NAMDIATREAM é dedicado ao desenvolvimento de uma nova geração de ferramentas de diagnóstico para a identificação de marcadores de vários tipos de câncer, que representa um total de mais de 4,5 milhões de novos casos por ano.
"O parâmetro mais importante na avaliação do projeto é a maturidade das chamadas 'tecnologias facilitadoras essenciais' (KET na sigla em inglês) desenvolvidas na investigação, ou seja, tecnologias que proporcionam um desenvolvimento econômico mais rápido a curto prazo dos países que participam do projeto. As quatro plataformas tecnológicas criadas no quadro do NAMDIATREAM desenvolveram uma ampla gama destas tecnologias, o que garantiu o sucesso incondicional do projeto na competição", disse Nabiev.
As tecnologias multidisciplinares NAMDIATREAM são baseadas nas mais recentes abordagens da nanotecnologia que permitem a deteção multi-parâmetro de biomarcadores capazes de indicar o surgimento de câncer em seus estágios iniciais.
Um dos principais componentes deste projeto ambicioso é a Plataforma Tecnológica Europeia "Nanocristais Semicondutores", liderada pelo professor Nabiyev. Neste trabalho são conjugados os esforços de seis parceiros europeus. O Laboratório de Nano-Bioengenharia da Universidade Russa de Investigação Nuclear é membro associado da plataforma tecnológica.