Segundo a agência oficial da Coreia do Norte, o novo terminal foi construído “segundo métodos modernos”. O órgão também destacou que o local “é fruto da nobre lealdade, da ardorosa vontade patriótica e dos esforços incansáveis do Marechal Kim Jong-un, que tem feito o possível para elevar o transporte aéreo do país às normas internacionais, de acordo com o desejo de Kim Jong-il”.
O atual líder do país, Kim Jong-un, é filho de Kim Jong-il e neto de Kim Il-Sung. Ainda não se sabe o motivo da retirada do retrato do avô da fachada do aeroporto, que é seis vezes maior que o anterior. No entanto, o mais novo membro da família inspecionou o local nesta quinta-feira (2) e não escondeu que desejaria mostrar o terminal ao pai, falecido em 2011.
Segundo Kim Jong-un, Kim Jong-il deu instruções sobre a futura construção até os últimos instantes da sua vida. O ex-líder norte-coreano, porém, só andava de trem, pois tinha medo de avião. Seu filho, ao contrário, parece ser um aficionado pela aeronáutica e chegou a divulgar em março um vídeo onde aparece pilotando uma aeronave.
© AFP 2023 / Ian TIMBERLAKEAeroporto de Pyongyang em 2010.
Aeroporto de Pyongyang em 2010.
© AFP 2023 / Ian TIMBERLAKE