Blatter: França e Alemanha tentaram influenciar escolha da sede do Mundial 2022

© REUTERS / Leonhard FoegerJoseph Blatter.
Joseph Blatter. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O chefe da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, declarou que a União de Futebol Alemã recebeu uma recomendação do então presidente Christian Wulff para votar a favor do Qatar por razões econômicas.

Segundo Blatter, os presidentes da França e da Alemanha, na altura Nicolas Sarkozy e Christian Wulff, respetivamente, usaram a pressão política durante o processo da escolha do país-sede das Copas do Mundo de futebol em 2018 e 2022.

Os membros do Comitê Executivo da FIFA em 2 de dezembro de 2010 votaram e concederam à Rússia o direito de sediar o Mundial de 2018, e o de 2022 ao Qatar.

"Os senhores Sarkozy e Wulff tentaram influenciar os seus representantes que participaram da votação. Por isso nós temos a Copa do Mundo no Qatar. Aqueles que tomaram a decisão têm que se responsabilizar por ela. Se maioria dos membros do Comitê Executivo quer que a Copa seja realizada no Qatar, eu tenho que aceitar isso."

"Veja-se as empresas alemãs: a maioria delas tinha projetos no Qatar antes de o país ter sido escolhido para realizar a Copa."

FIFA - Sputnik Brasil
FIFA deve defender-se dos EUA, diz conselheiro de Blatter
O escândalo em torno da escolha da Rússia e do Qatar como os países-sedes dos Mundiais estourou no final de maio, quando agentes suíços prenderam oficiais de alto escalão da FIFA em Berna, pouco antes da Assembleia Geral da entidade. As prisões aconteceram motivadas por mandado em um processo por corrupção federal nos EUA.

As autoridades dos Estados Unidos e da Suíça estão investigando o processo de seleção dos países-sede das Copas do Mundo, inclusive os Mundiais de 2018 e 2022, que serão realizados na Rússia e no Qatar, respetivamente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала