Segundo o site da Fundação Gorbachev, o ex-presidente soviético escreveu o prefácio do livro “On the Brink”, escrito pelo político alemão Wilfried Sharnaglya sobre as relações russo-germânicas. No texto, Gorbachev escreveu que a maior parte da história das relações entre os países é caracterizada por políticas de boa vizinhança. “Também houve um período de conflito; a época mais crítica ocorreu durante o regime de Hitler e a Segunda Guerra Mundial.”
“A memória da guerra brutal, de grandes sacrifícios, impõe a nós o dever de prevenir a perda de vidas. É preciso procurar e encontrar até mesmo a oportunidade menos convencional para cooperação. Vinte e cinco anos atrás conseguimos encontrá-la. Essa é nossa herança comum. É preciso protegê-la”, enfatizou Gorbachev.
O ex-presidente lembrou que em um certo momento foi possível terminar a Guerra Fria e chegar a um acordo sobre a reunificação da Alemanha. Do mesmo modo, Gorbachev recorda que os dois países conseguiram trabalhar em conjunto para encontrar uma solução nos anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial.