O roteiro por onde vai passar o Fogo Olímpico inclui paradas para pernoite em 82 cidades, onde vão ocorrer eventos especiais. Segundo o Ministério do Turismo, entre os destinos percorridos, 48 deles são de interesse turístico. A Chama vai visitar locais de destaque no contexto nacional, geográfico, histórico e cultural.
Para o ministro, é importante que o Brasil alcance patamares mais altos, compatíveis com o tamanho da potencialidade nacional. De acordo com Henrique Eduardo Alves, é a hora de o turismo brasileiro ocupar um lugar na economia do país. “Não pode a Croácia, com 4 milhões de habitantes, receber no ano passado 11 milhões de turistas, e o Brasil apenas 7 milhões. Não pode a Tailândia, com 100 milhões de habitantes, receber no ano passado 24 milhões de turistas, e o Brasil apenas 7 milhões. Não pode o México receber 30 milhões de turistas, e o Brasil 7 milhões. Tem alguma coisa muito errada aqui, que trava esse desenvolvimento do turismo no Brasil. O turismo tem que fazer parte da preocupação principal econômica e social. Eu sei que há dificuldade de segurança, de qualificação, mas reconhecê-las e enfrentá-las, eu acho que é o caminho para que o Brasil possa destravar em relação ao turismo e ser realmente um país onde o turismo seja uma importante vertente econômica.”
A Tocha Olímpica será acesa em maio de 2016 em Olímpia, na Grécia, e chegará ao Maracanã em 5 de agosto para a cerimônia de abertura dos Jogos do Rio 2016.