Sergei Lavrov: Embargo de armas é o grande problema nas negociações com o Irã

© Sputnik / Eduard Pesov / Acessar o banco de imagensMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta terça-feira (7), em Viena, após uma rodada de negociações sobre o programa nuclear do Irã, que o único grande problema que persiste sem solução na questão iraniana é o embargo de armas contra a República Islâmica.

“Há um entendimento de que a maior parte das sanções serão levantadas”, disse Lavrov.

P5+1 negociações sobre programa nuclear do Irã - Sputnik Brasil
Negociações com Irã avançam apesar dos protestos de Israel
O chanceler russo disse que há menos de 10 questões que precisam ser “polidas” para chegar a um acordo nas negociações sobre o programa nuclear do Irã. “Nós fizemos progressos muito tangíveis”. Segundo Lavrov, as questões relativas à possível dimensão militar do programa nuclear do Irã foram resolvidas há muito tempo.

Lavrov informou que as negociações continuarão, embora a maioria dos ministros estejam voltando para seus países. Ele, porém, acrescentou que acreditava que as conversações sobre o programa nuclear iraniano terminaria em breve.

“Nós não nos damos prazos artificiais… Todo mundo está concentrada em alcançar um acordo de qualidade”, afirmou Lavrov.

O Irã e seis potências mundiais – Rússia, Grã-Bretanha, França, China, EUA e Alemanha – estão trabalhando contra o relógio para chegar a um acordo nuclear final que levará Teerã desmontar partes de sua infraestrutura nuclear em troca de alívio nas sanções. A República Islâmica insiste que seu programa atômico serve apenas para fins pacíficos e rejeitou algumas das principais reivindicações, dizendo que é contra o congelamento de longo prazo para a investigação nuclear.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала