- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Chefes de Estado se reunirão em Ufá, na Rússia, para participar da VII Cúpula do BRICS

© Sputnik / Host photo agency/Alexei DanichevA capital da República de Bashkortostan Ufá está se preparando para atender os participantes da cúpula da OCX e BRICS
A capital da República de Bashkortostan Ufá está se preparando para atender os participantes da cúpula da OCX e BRICS - Sputnik Brasil
Nos siga no
No último dia 3 de julho, entrou em vigor o Acordo sobre o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS. Os líderes do bloco discutirão as perspectivas para a nova instituição.

Um morador da República de Bashkortostan se preparando para receber os participantes da cúpula da SCO e BRICS no parque étnico Vatan. - Sputnik Brasil
Ufá preparada para as cúpulas da SCO e BRICS
Segundo o divulgado pelo site do Itamaraty, a Cúpula contará com a participação do Presidente do Banco, o indiano K. V. Kamath, eleito nesta terça-feira durante a primeira reunião do Conselho de Governadores do Banco, realizada em Moscou.

Além disso, os chefes de Estado têm em pauta a implementação do Arranjo Contingente de Reservas do BRICS, que entra em vigor em 30 de julho. Naquela data, tendo em vista os trabalhos preparatórios já realizados, o Arranjo estará plenamente operacional.

A Cúpula de Ufá deverá aprovar o documento "Estratégia para uma Parceria Econômica do BRICS", um roteiro para o fortalecimento da cooperação entre os países do BRICS nas áreas econômica e comercial. A Estratégia prevê atividades consideradas prioritárias entre os BRICS em temas como comércio, investimento, energia, mineração, agricultura, cooperação financeira, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia, turismo e mobilidade laboral. Também deverão ser assinados acordos de cooperação cultural e para a criação de um site do BRICS.

Reunião de cúpula dos BRICS - Sputnik Brasil
BRICS são mais fortes que o Ocidente, diz jornal alemão
Este ano, a Cúpula do BRICS terá uma agenda que não se restringe ao grupo. Os líderes dos cinco países manterão, no dia 9, encontro com os líderes de países membros e observadores da Organização para Cooperação de Xangai e da União Econômica Eurasiática.

Segundo os dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os países do BRICS representam, hoje, 22% do PIB mundial. Em 2014, foram responsáveis por mais de 40% do crescimento da economia mundial.

O volume de comércio entre os países do BRICS saltou, entre 2005 e 2014, de 72 bilhões para 297 bilhões de dólares, um incremento de 311%, muito acima, portanto, do crescimento do comércio mundial, de 80%, no mesmo período. Os países do BRICS dobraram a sua participação no comércio desde 2001, representando, hoje, 18% do comércio global.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала