O candidato à presidência dos EUA pelo partido republicano Donald Trump declarou que, se vencer as eleições, chegará a um entendimento com o presidente russo, Vladimir Putin, na questão da extradição do ex-agente da inteligência norte-americana Edward Snowden.
O empresário é famoso por falta de modéstia em suas declarações. Segundo divulgou o canal russo RT, Trump está convencido de que Putin concordará em extraditar Snowden, que é um “traidor” na opinião do candidato à presidência.
“No meu ver, ele [Snowden] certamente é um traidor. Eu lidaria com ele muito rigorosamente. Se eu fosse presidente, Putin o extraditaria. Eu encontraria uma linguagem comum com Putin.”
O advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, comentou a declaração de Trump:
“Lamento [a declaração] de Donald Trump, que passou por vários processos judiciais nos EUA, e sabe como ninguém a importância de respeitar os direitos e liberdades das pessoas. Ele tenta trazer Edward Snowden para o jogo político com as suas declarações populistas. Eu pedia a Donald Trump pessoalmente, bem como outros candidatos à presidência dos EUA, de não envolver o meu cliente em intrigas políticas.”
Edward Snowden vive exilado na Rússia desde 2013, após a divulgação de informações sobre os programas de espionagem em massa dos EUA, que abrangeram pessoas individuais, autoridades e empresas em todo o mundo.