Em função da intensificação das atividades terroristas e da instabilidade no Oriente Médio, que se expande para outras regiões, o problema da segurança no Afeganistão se torna cada vez mais agudo. A SCO reconheceu o problema e a situação no país passou a ser considerado um dos mais importantes para os chefes de Estado da organização durante a cúpula em Ufá, na Rússia. Tanto em reuniões particulares, quanto nas plenárias, os líderes dos países membros da SCO manifestaram suas avaliações sobre a situação no Afeganistão.
Os líderes da SCO chegaram ao consenso em questões como combate ao terrorismo, manutenção da estabilidade e segurança no Afeganistão e apoio às propostas do governo de Cabul quanto à normalização dos conflitos nacionais. A SCO se comprometeu a cooperar de modo ativo com o governo afegão para a estabilização da situação no país e para a conciliação nacional, principalmente em assuntos referentes à área de segurança.
Afeganistão participa da SCO na qualidade de país observador e manifesta sérias intenções de aprofundar a cooperação na área de segurança com outros países da organização, informou o interlocutor do Sputnik.