A declaração foi feita após o candidato à chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, general Joseph Dunford, ter expresso a opinião de que a Rússia representa a maior ameaça para o país.
“Nós certamente temos diferenças com a Rússia por razão das suas ações na região (na Ucrânia – ed.). Mas não acreditamos que seja a maior ameaça (para os EUA)”, disse Toner.
Ele referiu ainda que o chefe do Departamento de Estado, John Kerry, considera como a maior ameaça os grupos terroristas, nomeadamente o Estado Islâmico. O porta-voz sublinhou que a Rússia e os Estados Unidos cooperam em um vasto leque de questões importantes, apesar das diferenças de opinião existentes.
No entanto, segundo declarou o representante oficial da administração presidencial norte-americana, Josh Earnest, a opinião do general só será considerada se ele ocupar o cargo.
Lembramos que o general americano apontou ainda que os EUA devem fornecer armas à Ucrânia para conter a "agressão" russa, que Washington considera como responsável pela crise no país.