Kremlin acusa Kiev de crimes contra a humanidade em Donbass

© Sputnik / Aleksandr Maksimenko / Acessar o banco de imagensSoldados do batalhão Azov ostentando o símbolo neonazista do Wolfsangel
Soldados do batalhão Azov ostentando o símbolo neonazista do Wolfsangel - Sputnik Brasil
Nos siga no
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou nesta segunda-feira (13) que algumas ações cometidas pelas forças de Kiev no leste da Ucrânia podem ser consideradas crimes contra a humanidade.

Militares ucranianos em Mariupol, Donetsk, em 7 de julho de 2015 - Sputnik Brasil
Donbass denuncia destruição de colheita por militares ucranianos
No início do mês, autoridades das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL, respectivamente), apelaram ao Conselho de Segurança da ONU para criar um tribunal internacional capacitado para investigar supostos crimes de guerra cometidos pelas tropas de Kiev em Donbass.

"Falando da necessidade de tal tribunal (…) solicitado pelos representantes de Donbass, a saber, [um tribunal] sobre os crimes contra a humanidade cometidos pelo Exército ucraniano em Donbass, podemos dizer que eles [os crimes] realmente existem, já que o lado russo tem a sua própria investigação de uma série de episódios e, mesmo com base nos resultados preliminares da investigação, podemos dizer que existem episódios que podem ser qualificados como atos de crimes contra a humanidade em Donbass", disse Peskov em declaração à imprensa.

O porta-voz disse ainda que o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve tomar a decisão de criar o tribunal.

Incêndio no edifício da Casa dos Sindicatos de Odessa - Sputnik Brasil
Eurodeputados exigem respostas de Kiev sobre assassinatos na Maidan e massacre em Odessa
Diversos relatos de crimes de guerra têm vindo à tona no leste da Ucrânia desde o início do conflito militar em abril de 2014, incluindo uma série de atos cometidos por batalhões de voluntários pró-Kiev. 

Muitas organizações humanitárias, incluindo a Anistia Internacional, têm dito que o Governo ucraniano é responsável por crimes de guerra e violações dos direitos humanos perpetrados pelos batalhões de voluntários no sudeste do país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала