Na última sexta-feira, representantes de Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão, China e Rússia deram início ao processo de integração do Paquistão e da Índia à SCO, ao assinarem, em Ufá, durante a 15ª cúpula da organização, uma resolução sobre as estratégias de expansão do grupo na próxima década. Atualmente, esses dois países participam das atividades do bloco apenas como observadores.
"A presença da China, uma parceira tradicional do Paquistão, e da Rússia, parceira tradicional da Índia, influenciará os dois países a buscarem relações de amizade", afirmou a fonte, acrescentando que a decisão da SCO de aceitar esses dois Estados ajudará na promoção da paz e da estabilidade na região.
Durante a cúpula de Ufá, segundo a mesma fonte, os primeiro-ministros de Índia e Paquistão tiveram um encontro reservado e conversaram sobre uma série de assuntos da agenda bilateral, com destaque para a questão do combate ao terrorismo. Nesse encontro, ficou decidido que Nova Deli e Islamabad organizarão em breve uma reunião entre os seus respectivos conselheiros de segurança, em local ainda a ser definido.