As autoridades da região de Kharkiv resolveram todos os problemas do território ao longo da fronteira com a Rússia e estão prontas para construir um muro de proteção entre os dois países, segundo a agência noticiosa ucraniana Ukrinform.
Em novembro do ano passado o conselheiro do presidente ucraniano Yuri Biryukov disse que a Ucrânia não tem bastante dinheiro para realizar o projeto, e, além disso, não tem acesso a parte do território em que as fortificações devem ser construídas.
“Conheço os projetos aprovados, mas considero que não é correto contar detalhes. Não será um muro simples como se imagina. Trata-se dum complexo de construções – proteção com redes, construções de engenharia, tais como trincheiras antitanques”, — disse Rainin.
Desde o início de abril deste ano o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia está empenhado na construção de um muro de concreto ao longo da fronteira russo-ucraniana. O primeiro-ministro do país, Arseny Yatsenyuk, chegou a anunciar em setembro do ano passado que o projeto seria similar ao Muro de Berlim.