"Nós podemos confirmar que um MQ-1 caiu a caminho de sua base de recuperação no Iraque", o major Genieve David, porta-voz do Pentágono, disse por e mail ao site BuzzFeed News.
BREAKING: What looks to be a MQ-1C #US drone crashed in Samawah #Iraq. Costing between 21-31 million dollars pic.twitter.com/XPGuiNNGiP
— Conflict News (@rConflictNews) July 21, 2015
A aeronave que não porta armas estava retornando para a base 16 de julho, quando "complicações técnicas causaram a perda de comunicação", informou o militar.
O drone foi descoberto por um pastor perto de Samawa, na província de Muthana no sudoeste Iraque, conforme o general Yahya al-Zubaidi, porta-voz do Comando da Operação Conjunta, disse à NBC News.
"Conversei com assessores norte-americanos que confirmaram terem perdido um drone…", disse. "O pastor chamou a polícia e uma unidade da Direção de Polícia de Samawa chegou ao local e levou a aeronave para a delegacia de polícia Al-Mamlaha".
Imagens não verificadas que circulam no Twitter mostram iraquianos posando para selfies em frente ao que parecia ser o drone que caiu.